5 dias depois de chegar em NY embarcaremos para Orlando no aeroporto de LaGuardia (um dos 3 da que atendem a cidade). Para esse trecho domésticos vamos utilizar a Delta Airlines, a mais antiga e uma das mais conceituadas companhia aérea norte-americana. Nesse post vou comentar sobre esse voo e algumas comparações com os voos domésticos no Brasil.
A franquia de bagagens é um ponto que difere muito do Brasil. Aqui a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamenta isso e diz que nos trechos dentro do Brasil o passageiro tem direito a 23kg de bagagem despachada (pode ser mais de uma) + 5kg de bagagem de mão. Lá a franquia vai pela norma de cada companhia. A Delta cobra U$$ 25,00 pelo primeiro volume despachado e U$$ 35,00 pelo segundo volume. A única bagagem que eles não cobram é a de mão (no máximo 5kg).
A redução (ou inexistência) da franquia de bagagem faz parte de uma tentativa das empresas aéreas de tornarem seus preços competitivos. Algumas empresas na Europa cortam até a bagagem de mão em alguns casos e causam uma certa dor de cabeça, são as chamadas low-coast. Aqui no Brasil não temos essa cultura (voos domésticos da TAM ainda fornecem serviço de bordo com refeições), mas é bem provável que nos próximos anos esse cenário mude. A ANAC abriu uma consulta pública para alterar a franquia de bagagens em voos domésticos e internacionais partindo do Brasil (veja aqui), por um lado é bom por causar uma queda nos preços, mas por outro teremos que cortar algumas coisas para levar na bagagem por não caber na pequena franquia.
Os aviões da Delta que fazem rotas dentro dos EUA têm WiFi pago para os seus passageiros. O pagamento é único de U$$12 e que dá o direito de usar por 24h. Essa solução é mais econômica que a oferecida pela TAM (única companhia brasileira que tem acesso à internet durante o voo), em que no lugar do WiFi você se conecta à rede do celular por um sistema chamado OnAir (que utiliza satélites) e realiza chamadas, envio e recebimentos de SMS e acesso ao 3G, mas conta como Roaming Internacional (Leia nesse post mais sobre Roaming Internacional) e você paga o valor do uso na sua conta de celular (pré-pagos não são permitidos).
Até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário