Pesquisar no blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Visto americano / DS-160

Como falei no post anterior, para entrar nos EUA (ainda) é necessário ir ao consulado ou embaixada para conseguir um visto de turismo/negócios/imigrantes. No meu caso se aplica o de turista e pode ter validade de até 10 anos!
Essas coisas de visto estão sendo feita pela agência, mas eu particularmente gosto desses trâmites, e estou participando ativamente desse processo e irei publicar posts aqui para mantê-los informados.

Exemplo Visto EUA

DS-160


A primeira coisa a ser feita é entrar nesse site e preencher o formulário DS-160. Não tive contato diretamente com ele (quem o preencheu foi a agência), mas recebi um formulário que continha perguntas como meu nome, estado civil, CPF, RG, Endereço, Telefone, Cidade, Data da viagem, dias que ficará nos EUA, Informações sobre quem irá pagar minha viagem, informações sobre o meu trabalho (escola), sobre meus pais, renda mensal e línguas que eu falo. Veja um rascunho aqui. Todas as respostas no formulário devem ser em inglês e verdadeiras. Qualquer problema de desencontro de informações será necessário iniciar outra solicitação.
O formulário no site do governo está em inglês, mas quem tiver dificuldade (algumas partes dele está traduzido para o português) é só passar o cursor do mouse por cima do texto e a tradução aparecerá. Sugiro que só preencha-o se for finalizar ele no mesmo momento, se for continuar depois é importante anotar o número do application ID.

Após preencher o formulário deverá ser pago uma taxa de U$$ 160,00 pelo próprio site com cartão de crédito internacional ou por meio de boleto somente no citibank. Sugiro pagar por meio de cartão de crédito, porque aqui em Aracaju não há mais citibank (consulte as agências do citibank no Brasil aqui). Após isso terá que agendar ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e ao Consulado. Em alguns casos é necessário ir apenas ao CASV (menores de 16 anos). O primeiro lugar a ir é o CASV e depois o Consulado, não podendo ser no mesmo dia. Para quem mora em Aracaju a opção mais próxima é Recife, você deve ficar por lá no mínimo 2 dias.

Lembrando que as informações prestadas acima são para visto de turista, a taxa e o formulário muda para os outros tipos de vistos, confira aqui.

Mais informações aqui.

O meu próximo passo é ir a Recife, vou por volta do final de fevereiro/início de março, quando for postarei aqui.

See ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário