Pesquisar no blog

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

NY? Orlando? Não, Brasília!

To devendo as fotos e meus comentários sobre minha viagem para os EUA no meio de 2013. Mas é que estou com uns problemas com as primeiras fotos que tirei lá e como não quero começar pelo meio ou pelo fim, vou esperar resolver as fotos iniciais para relatar o mais real possível sobre minha viagem. Enquanto isso eu continuo por ai.


Agora estou em Santos, no litoral de São Paulo mas antes de chegar aqui fiz uma conexão em Brasília, e olha, até agora essa foi a melhor parte da viagem.

Cheguei em Brasília às 08:30 em um vôo que veio de Aracaju e fez escala em Salvador. Antes de viajar procurei opções de agência com vans para conhecer Brasília durante o tempo que eu estivesse lá, que foi quase 3h. Todo mundo me desencorajou, dizendo que eu iria perder o vôo para São Paulo, mas não dei ouvidos, queria conhecer Brasília, símbolo arquitetônico para o mundo inteiro. Voltando à história, acabei não acertando com nenhuma empresa de locação. Ao desembarcar em Brasília fui para a saída do desembarque arranjar um taxi para fazer um city tour. Arranjei coisa melhor.

sábado, 21 de setembro de 2013

Ja fui e ja voltei

Essa viagem confirmou uma coisa: a minha falta de compromisso deste simples blogueiro aqui perante a este blog. Viajei no dia 24/06 e voltei em 13/07 e só vim postar hoje mais de 2 meses após minha volta. Segue algumas fotos minhas em New York:



Como um bom brasileiro ainda não desisti do blog e resolvi fazer um trabalho de emergência. Tentarei postar aqui os principais pontos e duvidas. Desde a chegada, os dias em NY, a ida para Orlando, os parques em Orlando e a tão triste volta :(

ntão fique ligado no blog!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dica

Essa dica vai para quem vai viajar com Soraya Resende e principalmente para o grupo Donald.

Eu nao sou muito fã de regatas, mas o calor infernal em Orlando me fez mudar de idéia. Então decidi escolher pelo menos uma camisa para tirar as mangas.

Escolhi a azul escuro. Os dias que o meu grupo (simbora Donald) vai usar ela vão ser dias de atividades ao ar livre ou em lugares com água. Esses dias serão 26/6, 01/7 e 07/7, que são as visita ao Central Park (NY), visita ao Sea World (Orlando) e visita ao parque Aquatica (Orlando), respectivamente.

Então se você como eu nao curte muito camisa sem manga pode seguir essa dica, ou transformar todas as camisas em regata. Fica por você.

Se você é de outro grupo, olhe a sua programação e confira qual a camisa que será usada nos dias dessas atividades e comente aqui para facilitar a busca de outros.

No mais é só, até a próxima!



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Compras nos EUA, Outlets, Impostos e um Cupom de desconto para o The Mall at Millenia!

Os EUA é um destino muito visado para compra. Lá alguns produtos custam a metade do que aqui no Brasil (veja mais aqui). Um verdade paraíso para shopping maníacos. Mas nem todo produto custa o que a etiqueta mostra. Lá o sistema de cobrança de imposto é diferente do daqui, um mesmo produto pode ter uma diferença de preços entre dois estados.
imagem: espetacular.net

terça-feira, 21 de maio de 2013

Trecho doméstico nos EUA e a franquia de bagagens inexistente

5 dias depois de chegar em NY embarcaremos para Orlando no aeroporto de LaGuardia (um dos 3 da que atendem a cidade). Para esse trecho domésticos vamos utilizar a Delta Airlines, a mais antiga e uma das mais conceituadas companhia aérea norte-americana. Nesse post vou comentar sobre esse voo e algumas comparações com os voos domésticos no Brasil.

A franquia de bagagens é um ponto que difere muito do Brasil. Aqui a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamenta isso e diz que nos trechos dentro do Brasil o passageiro tem direito a 23kg de bagagem despachada (pode ser mais de uma) + 5kg de bagagem de mão. Lá a franquia vai pela norma de cada companhia. A Delta cobra U$$ 25,00 pelo primeiro volume despachado e U$$ 35,00 pelo segundo volume. A única bagagem que eles não cobram é a de mão (no máximo 5kg).

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Reunião de passageiros

No dia 19 de maio aconteceu reunião dos passageiros que irão viajar para os EUA em Julho com Soraya Resende. Foram repassadas todas as infromações necessárias para uma boa viagem, além da entrega dos kits com a mochila, camisas, squeezes e o itinerário da viagem. Claro que a ansiedade só aumentou. Estamos contanto os dias aqui no blog.
foto: instagram.com/sorayaresende
QUAAAAAAAAAAAAAACK!!!!!!

VTM

Neste post vou falar sobre um cartão de débito muito conhecido de viajantes, o Visa Travel Money - VTM. Ele é funciona de forma pré-pago: você deposita um valor nele e depois o utiliza em qualquer estabelecimento que aceite VISA, ou pode sacar o valor disponível (custo de U$$2,50/saque) nos ATM da rede Plus.
imagem: turcambio
A primeira vantagem dele contra um cartão de crédito internacional é o IOF, o imposto brasileiro cobrado sobre operações no exterior. Enquanto no cartão de crédito internacional ele é de 6,38%, no VTM ele fica por 0,38%. Outra vantagem é a inexistência de risco de variação cambial com o VTM. Comprar algo lá fora com cartão de crédito internacional funciona assim: Você faz uma compra de U$$700, nesse dia o câmbio está U$$1=R$ 2,09, mas isso não importa, o que conta é a cotação do dólar no dia do pagamento da sua fatura, ou seja um mês depois. Você pode ter sorte e o dólar estar mais baixo, ou ter o azar de ele estar mais caro. Já com o VTM o valor que você coloca já vira a moeda estrangeira dentro do cartão, com a cotação do dia do depósito. Sem surpresas.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Autorização de viagens para menores de 18 anos

Sair de um país não é uma tarefa muito fácil. Você precisa se preocupar com os documentos para entrada no país de destino e em alguns casos para a saída do Brasil.
Um desses casos é para menores de 18 anos que viajam desacompanhados de um ou dos dois pais. E é o meu caso para a viagem para os EUA em Julho.
imagem: by your side
Fora do Brasil o poder da nossa justiça não é tão forte como aqui dentro. Por isso, caso uma criança saísse do nosso país sozinha ou acompanhada de estranhos (que não sejam seus pais) sem autorização do pai e da mãe e caso algo desse errado, como se esse acompanhante fosse um sequestrador, ou a criança decidiu simplesmente embarcar só, para achar essa criança ou punir os responsáveis que foram com ela ficaria bem mais díficil, mesmo se o país de destino tivesse acordo de cooperação conosco. Um dos pais fugir com o filho escondido também não pode.

Desde 2011 não é necessário mais ir pedir a autorização em um Juizado de menores. Conforme a Resolução nº131 do CNJ, agora é necessário apenas um papel com a declaração dos pais de que permitem a saída do menor do país, em duas vias e deve ser reconhecida em cartório as assinatura

Clique aqui e veja o modelo


No próximo post irei falar sobre o Visa Travel Money
ESTÁ CHEGANDOOOO!!!

ATUALIZADO 10/04/2013 às 17:21----------------------------------------------------------------------


Por coincidência quando eu finalizei esse post, a TAM postou no seu blog oficial (blog.tam.com.br) um post falando sobre esse mesmo assunto (confira aqui) e com uma imagem bem legal dos documentos necessários para viagens internacionais de menores de 18 anos:


sexta-feira, 5 de abril de 2013

A todo vapor!

Depois de algumas semanas sem postar nada, agora os preparativos da viagem para os EUA em julho estão a todo vapor.
A agência me enviou o nome dos integrantes do meu grupo na viagem e as pessoas que estarão no meu quarto.
AGORA A ANSIEDADE SÓ AUMENTA!! FALTAM POUCO MAIS DE 2 MESES!!!

sábado, 2 de março de 2013

Broadway

foto: Blog de Viagens

BROADWAY. O mais alto escalão em termo de peças teatrais (musicais ou não) estão aqui em Nova York. Já mencionada em vários filmes e músicas, essa avenida localizada na ilha de Manhattan tem 43 teatros com super produções bem conhecidas como The Lion King, Mary Poppins, Mamma Mia!, Grease, Chicago, Evita, The Phantom of Opera e Spider Man - Turn Off The Dark. Tem para todos os gostos e bolsos.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Parte 02 e dicas. CASV e consulado. 2 dias em Recife

Esse post é a continuação deste aqui.
Continuando o post sobre o final do processo do visto americano, hoje irei falar cobre a ida ao Consulado em Recife, que aconteceu no outro dia a minha ida ao CASV. É evidente que esse é o dia mais aguardado para o solicitante. Além de ser quando você sabe definitivamente se seu visto foi aprovado (ou negado), você tem uma entrevista com um funcionário consular do governo americano. Depois de tanto ler sobre experiências dos outros em diversos sites da internet, sobre estar esperando horas em uma fila debaixo do sol nordestino e sobre detalhes de como são as coisas, chegou a minha vez de contar a minha experiência.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Parte 01. CASV e consulado. 2 dias em Recife.

No último final de semana fui até Recife para finalizar o processo do Visto de turismo para os EUA. Iniciei ele em 23 de janeiro pagando a taxa de U$$160 à agência e entregando as fotos 5x7. Pois é, nesse post irei falar como foram os dois dias, os locais que fui e a minha impressão sobre tudo isso.
imagem: VEJA
A águia vigilante americana

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

London

imagem: Caia no Mundo CI

Para quem já estava enjoado de tanto Estados Unidos (argh!), inicio uma série de posts sobre meu intercâmbio para Londres.
Há algum tempo estou planejando fazer um intercâmbio para aprimorar meu inglês. Entraria esse ano no avançado no meu curso, uma etapa que demoraria uns 2 anos para ser concluída. Mas, preferi fazer um intercâmbio por dois motivos:
1- A convivência e o aprendizado são mais intensos e mais duradouros em um intercâmbio.
2- Um ano do meu curso de inglês é o quase o mesmo valor de 1 mês de intercâmbio em Londres com 20 aulas por semana.
Escolhido isso fiquei entre duas operadoras de intercâmbio, a STB e a CI. Estou mais entusiasmado com os planos da CI mas ainda não fechei nada com ela, foram apenas conversas. Se alguém tiver alguma sugestão, ou relato de um conhecido que viajou com alguma dessas operadoras agradeceria um comentário.
Sobre a escola estou pensando na St.Giles, ela fica no centro de Londres e que pelas avaliações que vi na internet tem uma ótima infraestrutura e um excelente ensino.

No mais, por enquanto é apenas isso. E estou começando a colocar marcadores nos posts para facilitar a busca de quem busca por cidade ou país.

Até mais!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cota de compras no exterior

O exterior, principalmente a Europa e os EUA, é o paraíso das compras. Lá, fugimos dos altos impostos cobrados pelo governo brasileiro em cima dos produtos (principalmente eletrônicos), o que encarece eles. Roupas, calçados, eletrônicos e games são mais barato lá fora do que no Brasil. Tudo um sonho não? Nem tanto.
Quando você desembarca no Brasil existe um pesadelo: a alfândega.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Usar o telefone nos EUA (Atualizado)


Tem um temp(ão)inho que não posto, mas é devido ao blog se tratar da preparação da viagem, e se eu nao posto é porque não tem nenhuma atualização. Mas hoje tem!
fonte: aquibarueri

Estava eu pensando como irei ficar durante os 20 dias da viagem conectado. Levar meu celular? Levar meu tablet? Além de ser coisas que acho que apenas encheriam minha bagagem (quero passar meu tempo conhecendo os lugares e não na internet) o roaming internacional é caríssimo. Caríssimo mesmo ao ponto de custar R$7 O MINUTO* uma ligação para o Brasil, além que você paga também ao receber chamadas (R$5/minuto*).
É, eu sei que o roaming tem a vantagem de levar o meu número e tal, mas eu não sou nenhum executivo para ta colado com um número apenas e minha família e meus amigos tem meu facebook/skype. Então eu quero apenas usar a internet, um plano de dados para me comunicar. Só que no roaming internacional custa apenas R$ 33,00/MB* isso mesmo, por MEGABYTE.
Roaming Internacional descartado. Então só me restaria as redes WiFi que eu encontrasse pelo caminho. Mas eu pesquisei, fui em outros blogs, conversei com um amigo meu que mora na Califórnia e achei uma possível solução.

*valores aproximados da operadora VIVO.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Empire State of Mind

Tentarei postar sempre que diariamente de segunda a sexta posts informativos. Nos finais de semana posto algo para mais relax, como músicas, coisas mais culturais sobre algumas cidades que pretendo visitar.
Empire State Building ao fundo
imagem: Donal Skehan
No post EUA East Coast coloquei uma foto de um dos maiores prédios e um dos símbolos de Nova York o Empire State e na legenda coloquei Empire State (of Mind). O of Mind vem da música do Jay Z com a Alicia Keys, Empire State of Mind. Confira no vídeo abaixo:

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dólar comercial x Dólar turismo

Há dois tipos de cotações oficial para o dólar americano (USD), o dólar comercial e o dólar turismo. E é sobre isso que esse post fala.
foto: Estadão

O dólar depois da II Guerra Mundial se tornou a moeda do planeta devido a crise que a Europa passou após isso e a 'boa' época que os EUA passavam.
Mas vamos ao que interessa: Qual a diferença entre Dólar Comercial e Dólar Turismo?

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Parques de Orlando - Discovery Cove

Recebi um e-mail da agência sobre o Discovery Cove com o termo de autorização para interagir com os golfinhos e resolvi fazer um post sobre esse parque. No decorrer da organização da viagem vou falando sobre os outros parques.

O Discovery Cove é um 'resort' em que você paga um day pass (por volta de U$$330) que está incluído alimentação, trilhas, nadar com os golfinhos, praticar snorkel, lanches e bebidas, café da manhã, tudo. A grande diversidade de animais de todo o mundo (inclusive alguns em extinção), praias artificiais e uma mini-floresta tropical estão entre as principais atrações do parque.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Visto americano / DS-160

Como falei no post anterior, para entrar nos EUA (ainda) é necessário ir ao consulado ou embaixada para conseguir um visto de turismo/negócios/imigrantes. No meu caso se aplica o de turista e pode ter validade de até 10 anos!
Essas coisas de visto estão sendo feita pela agência, mas eu particularmente gosto desses trâmites, e estou participando ativamente desse processo e irei publicar posts aqui para mantê-los informados.

Exemplo Visto EUA

DS-160


A primeira coisa a ser feita é entrar nesse site e preencher o formulário DS-160. Não tive contato diretamente com ele (quem o preencheu foi a agência), mas recebi um formulário que continha perguntas como meu nome, estado civil, CPF, RG, Endereço, Telefone, Cidade, Data da viagem, dias que ficará nos EUA, Informações sobre quem irá pagar minha viagem, informações sobre o meu trabalho (escola), sobre meus pais, renda mensal e línguas que eu falo. Veja um rascunho aqui. Todas as respostas no formulário devem ser em inglês e verdadeiras. Qualquer problema de desencontro de informações será necessário iniciar outra solicitação.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vistos de entrada

- Esse post fala sobre visto de entrada para turistas, ou seja não-imigrantes, que é o foco desse blog. -
Tirou o passaporte? Ele precisa de algumas 'anotações' nas páginas de 4 a 32. Afinal ele expira em 5 anos e você não quer entregá-lo limpo, não é verdade? Nessas páginas limpas que ficam após a página de suas informações pessoais (2 e 3) ficam os vistos dos países que você passa.
Visto Australiano Fonte: Blog Austrália de Clau e Rafa
Visto da imigração australiana em Passaporte Brasileiro.
Note a marca d'água do brasão de armas do Brasil.
Fonte: http://australiadeclauerafa.blogspot.com.br/
Toda vez que você entra em um país com o passaporte, o oficial da imigração carimba a data da sua chegada no país. Só que em alguns casos não basta somente ter o passaporte e chegar no país de destino para receber o carimbo, é necessário passar antes em um consulado/embaixada para coletar algumas informações, seus dados e ter o seu pedido de entrada previamente autorizado. Isso geralmente cria um desconforto a mais ao planejar, porque além do tempo médio de solicitação do passaporte no Brasil ser de 2 meses, alguns consulados só tem disponibilidade para atender os solicitantes por volta de 3 meses. E há casos que o visto não é fornecido, impossibilitando a viagem.

Passaporte brasileiro

Novo Passaporte Brasileiro (Azul)

Esse é um dos primeiros passos para quem quer viajar para fora das terras tupiniquins, e também uma das mais fáceis, obter um passaporte. Qualquer cidadão brasileiro nato ou naturalizado pode requerer o passaporte. Caso você tenha alguma pendência com a justiça poderá ter problemas ao tentar emiti-lo. Confira como proceder:


1- Preencher o formulário no site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte).
Após preencher o formulário você imprimirá a GRU para o pagamento da taxa de R$ 156,07 e aparecerá um calendário com as datas disponíveis para agendar a visita ao posto da PF.

EUA East Coast

Irei viajar para os EUA no meio desse ano para visitar Nova York e a Disney/Orlando. Escolhi uma operadora de viagens daqui da minha cidade que é conhecida pela excelência em turismo jovem, Soraya Resende.
Empire State (of Mind)
fonte: Faz Sentido
Walt Disney World - antes tarde do que nunca
fonte: DisneyWorld.com








sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Intuito do blog

Acabo de concluir o ensino médio e como um entusiasta por viagens espero nessa minha nova fase, como universitário, planejar e realizar muitas viagens. Crio esse blog com o objetivo de compartilhar o planejamento das viagens e dividir com vocês dicas, noticias e toda emoção sobre elas. Aqui também pode se tornar um espaço colaborativo, por isso comente, envie duvidas, dicas, sugestões, estarei sempre a posto para o que vier, por isso seja bem vindo :D